Espaço Cultural Porto Seguro

muito parecido, muito diferente

oficina
25 e 26.1 – sex e sáb (feriado)
das 10h às 13h

Oficina de produção de textos de ficção e não ficção com Rodrigo Lacerda, em diálogo com os aspectos literários e ficcionais dos trabalhos artísticos apresentados na exposição “Meteorológica”, de Angela Detanico e Rafael Lain.

A partir de uma visita à exposição, será desenvolvido um olhar especial para a presença dos elementos literários nos trabalhos artísticos, com os quais os participantes poderão escrever seus próprios textos, sob orientação e comentários de Rodrigo Lacerda. Um diálogo se estabelece entre o uso poético da linguagem escrita e a produção de sentido. Assim, busca-se desenvolver a escrita a partir de um diálogo com os conceitos e temas presentes nos trabalhos da dupla Detanico Lain. As atividades terão início com uma visita guiada pela exposição; seguida por um tempo para a produção dos textos; e, ao final, uma leitura coletiva e comentada da produção de todos os participantes.

A exposição Meteorológica, de Angela Detanico e Rafael Lain, apresenta um conjunto de 14 trabalhos, a maior parte deles instalações inéditas, em que os artistas desenvolvem sistemas de escritura com uma linguagem particular em diálogo com autores como James Joyce, Aristóteles, entre outros. Uma poética que apresenta o mundo visto a partir de códigos próprios de percepção e compreensão. São vídeos, textos, animações, objetos, esculturas e instalações se combinam, levando o visitante a refletir sobre os processos de constituição de escrita e do conhecimento.

Rodrigo Lacerda é autor de “O mistério do leão rampante” (novela, 1995, prêmio Jabuti e prêmio Certas Palavras de Melhor Romance), “A dinâmica das larvas” (novela, 1996), “Vista do Rio” (romance, 2004), “O fazedor de velhos” (romance juvenil, 2008, prêmio de Melhor Livro Juvenil da Biblioteca Nacional, prêmio Jabuti, prêmio da FNLIJ), “Outra vida” (Melhor Romance no prêmio Academia Brasileira de Letras), entre outros livros. Mora em São Paulo.


2 encontros
No feriado, 25 e 26 de janeiro, das 10h às 13h
15 vagas
COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados